Qual é o melhor tipo de piso para seu imóvel?
A variedade de tipos de materiais para piso, acabamentos, cores e formatos são inúmeros. Isso faz com que fiquemos em dúvida em relação ao que é melhor para cada necessidade. Por isso é tão complicado definir o tipo de piso ideal para sua residência.
Neste cenário, cada ambiente exige um tipo de piso especifico. Para escolher um modelo novo, é necessário muita pesquisa. Além disso, é preciso ter em mente alguns fatores, como manutenção e durabilidade do material para que a escolha seja certeira.
Pensando em ajudar nesta empreitada, nós da Jacy preparamos este conteúdo para não que você não tenha imprevistos no caminho.
Analisar o ambiente antes de escolher o piso
Ambientes internos possuem especificações diferentes de ambientes externos. A resistência à umidade, por exemplo, e a capacidade antiderrapante, são alguns dos fatores de atenção, entre outros.
Porém, no caso de banheiros, cozinhas e áreas de serviço, os pisos devem possuir características parecidas com as dos pisos de área externa. Desta forma irá garantir a durabilidade e a segurança do material.
Porosidade e resistência
A porosidade do piso está completamente ligada à sua resistência. Esta diz respeito à capacidade de absorção de água.
A permeabilidade influencia em propriedades do material, como sua resistência, por exemplo, bem como o desgaste diante o tráfego de pessoas.
Portanto, quanto mais impermeável, mais resistente é o revestimento.
Geralmente as especificações dos materiais são fornecidas pelos fabricantes.
Piso Frio x Piso Quente
O piso frio transmite a sensação de diminuir a temperatura do ambiente.
Entre os exemplos de piso frio, estão: cerâmica, porcelanato, cimento queimado, ladrilho hidráulico, mármore, granito e resinas.
Devido à durabilidade e praticidade, normalmente são usados em áreas externas e áreas úmidas.
Já o piso quente possui uma temperatura considerada mais constante.
Laminados, assoalhos de madeira e pisos vinílicos estão no hall de pisos quentes.
Os pisos quentes são indicados para ambientes que necessitam de mais conforto, como salas e quartos.
Dicas de Materiais
Porcelanato
O porcelanato pode ser utilizado em diversos tipos de ambiente, exceto o porcelanato técnico, este não pode ser colocado em garagens. Para as áreas sociais, os modelos lisos são os mais indicados.
Já para ter menos trabalho na limpeza, os mais viáveis são os pisos escuros e retificados.
A dica é não assentá-los na diagonal, pois isso diminui a sensação de espaço e aumenta a porcentagem de perda nos recortes.
Lembrando que os modelos com cores claras são indicados para quem deseja chamar a atenção para outros objetos de decoração.
Cerâmica
O piso de cerâmica pode ser aplicado tanto em ambientes internos, como em ambientes externos, sendo muito fácil de limpar.
É necessário pesquisar, pois cada cerâmica possui um certo grau de resistência. Ou seja: quanto maior o número, mais resistente será o piso.
Pastilhas
O uso mais comum é em detalhes de piscinas, cozinhas e banheiros, sendo uma maneira de dar mais vida ao ambiente.
Hoje em dia existem também as pastilhas adesivas, cuja colocação é bem prática.
Laminados
Antes de definir o tipo de laminado, é preciso levar em consideração o tamanho dos cortes e a posição que o mesmo será colocado, pois dependendo do alinhamento pode ser criado diversos efeitos.
Se for bem cuidado, o piso laminado pode durar por muitos anos.
Depois do todas essas informações é só escolher o que se encaixa melhor na sua residência. Se quiser compartilhar sua experiência ou dúvida conosco, comente e compartilhe este conteúdo.