Os segredos de uma boa iluminação para a sua casa

Os segredos de uma boa iluminação

A iluminação, a princípio, exerce uma função significativa em qualquer ambiente, seja residencial ou até mesmo comercial. Mas ela vai muito além do seu papel funcional. A luz, na verdade, tem a capacidade de gerar nas pessoas inúmeras sensações.

Neste cenário, um bom projeto de iluminação deve proporcionar ótimas condições de visibilidade dentro de qualquer ambiente, como também consegue valorizar a decoração do espaço.

Pensando nisso, nós, da Construtora Jacy, resolvemos escrever esse conteúdo para ajudar você a decidir qual é a iluminação mais indicada para cada um de seus locais prediletos.

Iluminação geral

A iluminação geral é indicada para aquelas pessoas que adoram mudar os móveis de lugar. Esse sistema tem por característica a distribuição uniforme de luminárias no teto, sem se preocupar com pontos específicos.

A principal vantagem desse tipo de iluminação é a flexibilidade na disposição interna do ambiente. Já a desvantagem é o alto consumo de energia.

Iluminação localizada

A iluminação de tarefa é indicada para leitura ou algum tipo de trabalho manual onde é necessário iluminar uma área mais restrita.

A vantagem é a economia de energia e de controle dos efeitos luminotécnicos. Como desvantagem, pode ser citada a menor flexibilidade e o fato de precisar de iluminação complementar.

Iluminação de destaque

Costuma ser utilizada para dar destaque em algum detalhe. Por exemplo alguma parede em 3D. Dessa forma, acaba chamando a atenção da nossa visão.

Iluminação de efeito

A iluminação de efeito acontece através da utilização de lâmpadas coloridas. Sendo que o objeto destacado é a própria iluminação, trazendo efeitos de luz e sombra nas paredes.

Iluminação decorativa

Nesse caso o que realmente importa não é a iluminação, mas o objeto que produz luz. Como por exemplo: lustres antigos, destacando a peça, e os pendentes. Estes, mais do que iluminam o ambiente, eles decoram a área.

Iluminação arquitetônica

Toda fonte de luz gerada dentro de elementos arquitetônicos é denominada iluminação arquitetônica.

Esse tipo de sistema proporciona uma luz indireta e difusa, pois está posicionada dentro de rasgos no teto de gesso, em drywall entre outros.

Dicas para iluminar cada cantinho da sua casa

Cozinha - Por ser um ambiente que necessita de claridade, é preciso valorizar a luz natural. Deve-se investir em uma iluminação pontual. Aposte em fitas de led para iluminar as prateleiras, armários e bancadas.

Sala - Como foi dito antes, spots embutidos ou de sobrepor, com focos independentes de luz podem trazer uma iluminação geral para o ambiente.

Sala de jantar - Os pendentes são perfeitos para a iluminação da sala de jantar. Lembrando que para dar destaque para os quadros, às esculturas e os objetos, são indicados os spots embutidos ou de sobrepor, pois usam lâmpadas de foco dirigido.

Quarto - Spots (de embutir ou não) com direção regulável; pendente de luz indireta ou plafon podem fazer a iluminação geral do quarto. Caso você aprecie uma boa leitura, invista em abajures com base alta ou arandela com foco de luz para baixo.

Banheiro - Na iluminação geral do ambiente os spots de embutir são os mais indicados. Nos espelhos, spots com lâmpadas incandescentes ficam perfeitos.