Como organizar o home office e a sua rotina para trabalhar em casa
Por conta do crescimento do número de empreendedores criando novos negócios dentro de casa, o home office já mostrou que é uma realidade e vem crescendo cada dia mais.
A parte boa de trabalhar em casa é que você não perde mais tempo no trânsito e consegue administrar as tarefas domésticas, atividades físicas, entre outras. Em contrapartida, precisará ter muita disciplina para manter a produtividade do trabalho.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te ajudar a organizar o seu escritório em casa. Isso porque um espaço de trabalho viável deve dispor de uma boa infraestrutura. Além disso, o conforto também deve ser uma prioridade. Assim, evitará a dispersão e, consequentemente, deixará o ambiente totalmente funcional e agradável.
O ambiente ideal
A área de trabalho deve ter espaço suficiente, tanto para os objetos que você irá precisar, como para seus documentos. Lembrando que é indicado optar por uma boa mesa e uma cadeira confortável. Dessa forma, evitará problemas na coluna e outras lesões.
Equipamentos como notebook, tablet, papel, caneta, caderno de anotações, telefone e impressora são itens básicos para desenvolver um bom trabalho.
Você precisará também de uma internet rápida e confiável. Para isso, a dica é comprar um roteador mais eficiente para ter uma melhor conexão.
Mas, você tem disciplina para home office?
A palavra-chave para se trabalhar em casa é: disciplina. Isso porque em casa você não vai ter alguém para cobrar, como um chefe. De certa forma, a cobrança acaba facilitando a rotina de trabalho. Mas no home office não tem isso. Portanto, anote tudo o que tem para fazer e policie-se.
A dica aqui é: faça o seu horário "comercial"! Ou seja, nesse caso, você deve estar trabalhando no horário em que estaria iniciando e terminando fora de casa. Assim, pense que os seus clientes acabam fazendo o papel de chefe. Porém, eles não vão vigiar o seu trabalho e muito menos o horário que você fará isso. Então cabe aqui organizar seu tempo.
O que acaba acontecendo quando não há disciplina é a distração. Coisas do tipo: se ausentar de casa por algum motivo pessoal, atender celular, responder mensagens pessoais pelo WhatsApp e, até mesmo, parar para assistir algo que chame a sua atenção na televisão.
São muitas as fontes de distração em casa. Porém, é possível contornar essa situação tomando algumas precauções.
Tire o pijama
É importante manter uma postura profissional. Por isso, para que você se sinta mais motivado, procure vestir-se como se fosse sair para trabalhar fora. Não é porque seu escritório é na sua casa que você deve permanecer de pijama o dia todo.
O home office é um escritório
Refira-se sempre ao seu home office como um escritório e nunca como sua casa. Afinal, é lá que você trabalha.
Momentos de pausa são fundamentais
Não é porque você trabalha em casa que ficará longe do estresse. Por isso, quando você estiver diante um problema difícil de resolver, procure tirar um tempo para um café, ou para dar uma volta na rua e, enfim, dar uma respirada. Dessa forma, quando você voltar, conseguirá enxergar o problema de outra forma, e quem sabe, chegará a alguma solução mais rapidamente.
Alimente-se bem
Aproveite que você está em casa para melhorar a sua alimentação. Abasteça sua geladeira e sua dispensa com frutas, iogurtes, barras de cereal, entre outros.
Como foi dito antes, as distrações sempre vão existir para quem trabalha em casa. Todavia, é importante lembrar que você tem um dever a ser cumprido, e a responsabilidade nesse caso é fundamental.