Garagem do condomínio: as regras de uso e da boa convivência

A regra para o uso e a boa convivência nas garagens dos condomínios

 

Um dos principais motivos de brigas entre moradores é a garagem do condomínio. São muitos os conflitos relatados pelos condôminos. Entre eles, estão: discussões por causa do sorteio de vagas, alta velocidade na garagem, estacionar de maneira errada, entre outros.

Com o intuito de esclarecer algumas dúvidas, a Construtora Jacy traz aqui algumas dicas com o objetivo de ajudar as pessoas a terem um bom convívio diante dessa questão.

Qual é a importância das regras na garagem do condomínio?

Além das regras internas que precisam ser impostas através de um regimento interno ou até mesmo em convenção de condomínio, existem também informações a respeito desse assunto no Código Civil.

*Art. 1.336, IV, que aponta obrigatoriedade de usar a garagem em condomínio – e os espaços coletivos – sem que suas ações prejudiquem o sossego, a salubridade e o bem estar dos outros condomínios.

*Art. 1.331, destaca, por sua vez, que as vagas da garagem não podem ser comercializadas (vendidas ou alugadas) para indivíduos que não pertençam ao condomínio – desde que essa exceção esteja expressa na convenção.

Seguindo essas regras à risca, com certeza a convivência entre os moradores se tornará mais fácil e agradável.

Dicas extremamente úteis:

>Criar regras internas

Os condôminos devem elaborar um documento onde constam diretrizes que precisam ser seguidas e respeitadas por todos.

>O papel do síndico como mediador

O síndico pode assumir a responsabilidade de mediar os conflitos, caso os mesmos ocorram. Porém, isso deve ser aprovado por todos os condôminos.

>Uso da garagem como depósito

Muitas pessoas acabam usando a garagem como depósito de objetos e entulhos. Para que isso não aconteça, é necessário colocar no documento de convenção os locais apropriados para isso.

>Veículo fora da vaga

Todo condômino deve respeitar as leis da convenção. Por isso, caso algum morador estacione seu veículo no espaço do outro, cabe ao síndico punir o mesmo.

>Áreas específicas para motos, bicicletas e veículos maiores

É interessante que o condomínio reserve um espaço específico para acomodar veículos maiores, motos e bicicletas. Dessa forma, a garagem ficará mais organizada e os condôminos com mais espaço para estacionar seus veículos.

>Buzinadas para abrir o portão

Com certeza é uma situação que incomoda a todos. Atualmente, os condomínios não permitem mais que o porteiro abra o portão, pois muitos assaltos já ocorreram assim. Portanto, toda vez que isso acontecer, o porteiro deve abandonar seu posto para verificar se realmente é um morador que quer entrar.

>Penalidades no caso de descumprimento das regras

O condomínio deve considerar penalidades em caso de descumprimento das diretrizes. Através de advertências e multas. Por isso a importância da convenção nos condomínios. Lembrando que esse documento poderá ser alterado conforme apareçam novos problemas, a exemplo da presença de crianças brincando na garagem, bicicletas que podem cair e riscar os carros, responsabilidades em caso de furtos, entre outros. Agora que você já sabe sobre como manter um bom convívio com seus vizinhos, que tal colocar em prática as orientações? Participe da reunião do seu condomínio e coloque em pauta esse assunto!