Coworking em condomínio alia qualidade de vida e produtividade

Coworking em condomínio alia qualidade de vida e produtividade

 

O coworking em condomínio - modelo de escritório compartilhado - tem virado uma oportunidade interessante para moradores. Especialmente para quem mora no ABC Paulista e trabalha em São Paulo. Isso porque, com a rotina cada vez mais complicada, perder horas no trânsito entre o apartamento e o escritório não é agradável. E se você tiver esta oportunidade, bingo! Não é mesmo? Aliás, o ganho de tempo é a maior vantagem do coworking em condomínios.

Conforto e flexibilidade para trabalhar no modelo home office dentro do condomínio

Não é novidade que o home office já se consolidou em vários segmentos. Por outro lado, quando isso pode aliar, ainda a um networking sem sair de casa, a ideia passa a ser mais interessante. Isso porque, trabalhar em casa exige muito foco e disciplina. Mas nem sempre conseguimos isso 100% do tempo. Sempre haverá algo ou alguém que irá interromper com alguma demanda. Porém, quando o condomínio oferece um espaço específico para o trabalho, a coisa muda de figura: você resolve o problema da procrastinação de uma vez por todas e passa a se dedicar muito mais aos seus compromissos profissionais.

Coworking é tendência mundial em condomínios

De acordo com urbanistas, paisagistas, arquitetos e decoradores, o modelo de coworking em condomínios é uma tendência mundial. Aliás, o compartilhamento de bens tem sido uma realidade em outras áreas. Carros (Uber), bicicletas, locação de imóveis (sublocação de quartos) ou total (AirBnB), entre uma diversidade de outras coisas são divididas diariamente em diversos locais do mundo. O fato é que cada vez mais, as pessoas estão buscando a comodidade. E trabalhar no mesmo local que residem resolve tudo isso. O movimento já se iniciou com o já consagrado sistema de “home office”.

Grandes marcas já aderiram ao modelo

Que as startups iniciaram o movimento de aderir ao coworking, não é novidade. Agora, mesmo grandes corporações como Google e Coca-Cola também trabalham nesse sistema.

Produtividade maior em coworking e escritórios compartilhados

Além de poder dividir espaço sem ter que sair com o carro e enfrentar trânsito diariamente o coworking traz outras vantagens. Exemplo disso é o design do ambiente, que é projetado para favorecer a produtividade. Este fator já foi comprovado por pesquisas feitas por escritórios de arquitetura. Afinal, a busca hoje é por espaços humanizados, com iluminação natural e decoração com madeiras. Isso torna o ambiente mais aconchegante e agradável para trabalhar.

Design do coworking em condomínio

Uma pesquisa feita pelo escritório Arq CP mostrou que nada menos do que 70% das pessoas hoje querem um ambiente com design ao procurar espaços para trabalhar. Outros 56% dizem que a decoração ajuda na produtividade. E isso é comprovado em condomínios também.

Estes dados servem de inspiração para os arquitetos que buscam priorizar cores neutras ao planejar a área de coworking de condomínios. Outro detalhe fundamental quando se pensa em ambiente de trabalho - a iluminação - deve ser neutra, para que a sensação de aconchego esteja presente no espaço.