Vale a pena fazer permuta de imóveis?
Mas, o que é permuta? A permuta de imóveis se resume a uma negociação entre duas partes interessadas em realizar a troca dos seus bens. Ou seja, é comum encontrarmos proprietários querendo trocar seu imóvel por outro que se ajuste mais às novas necessidades.
O mercado de vendas de imóveis está retomando o aquecimento. Contudo está havendo uma grande movimentação de pessoas que trocam imóveis. Até mesmo a utilização de imóveis usados como parte do pagamento na hora de comprar um novo.
Esse tipo de aquisição de imóveis vale muito a pena. Isso pois pode trazer diversas vantagens para quem tem o desejo de mudar de vida de forma rápida.
Como funciona a permuta de imóveis?
Existem algumas características próprias da permuta de imóveis. Inicialmente, a maior delas é o fato que cada uma das partes interessadas ter o dever de pagar a metade das despesas, a exemplo do cartório. Sendo que, no caso de uma negociação normal de compra e venda, todos os custos são de responsabilidade do comprador.
Caso os valores dos bens a serem trocados sejam diferentes, as duas partes contratantes podem estipular que, além da permuta, um valor adicional entre no acordo.
Quais são as vantagens?
É fato que a permuta ganhou mais espaço no ramo dos imóveis diante da crise econômica pela qual o país passou. Devido a essa situação, a troca de bens se tornou bastante eficiente para quem quer se mudar e não consegue vender seu imóvel.
A isenção do imposto de renda é mais um beneficio que traz esse tipo de acordo. Isso quando não há envolvimento financeiro no negócio. Ou seja, caso aconteça uma compensação de valor, a parte que recebeu o dinheiro precisará declará-lo.
Mais um ponto positivo é a parte burocrática. Isso porque tudo é resolvido apenas com um contrato de cartório, bem como a escrituração para cada um dos imóveis envolvidos na troca.
Cuidados a serem tomados
O primeiro passo a ser dado antes de realizar a permuta, é pedir todos os documentos que comprovem a situação legal do seu imóvel. Essa precaução acaba garantindo que nenhum problema possa ocorrer futuramente.
A próxima atitude a ser tomada é ter muita cautela com o contrato. Como foi dito antes, é diferente de um contrato de compra e venda. Todavia, por conta disso, precisa de uma atenção especial.
Outro ponto que se deve atentar é que mesmo que exista confiança entre ambas as partes, é aconselhável contar com a ajuda de um profissional especializado. No caso, um corretor de imóveis pode auxiliar nessa negociação. Este profissional trará mais segurança para ambos.
Sabe qual é a melhor parte disso? Além da permuta entre imóveis usados, algumas construtoras aceitam o seu imóvel usado como parte da entrada. Na Jacy isso é uma realidade, desde que seu imóvel tenha o valor de até 40% do imóvel que está sendo vendido. Ou seja: além de ter um novo apartamento, mais moderno, você não precisa esperar alguém comprar o seu imóvel.
O que acha? Depois de todas essas informações, você já pode se planejar para fazer uma permuta de imóveis com segurança e mudar de vida.