O papel das incorporadoras e construtoras do mercado imobiliário

O papel das incorporadoras e construtoras

Incorporar e construir são duas atividades distintas dentro de empresas incorporadoras e construtoras, que compõem o rol do mercado imobiliário. Enquanto uma identifica as oportunidades, a outra executa a obra. Porém, é muito importante sabermos o papel de cada uma para fazer negócios com consciência. Afinal, estamos falando de investimentos em um bem de longa data. Sendo assim, na hora de adquirir um imóvel, seja ele na planta, ou usado, é necessário se informar sobre o que procurar primeiro.

Sabendo a função que cada empresa exerce dentro do setor, o caminho a ser percorrido na busca do imóvel ideal se tornará mais simples. Além disso, o comprador certamente ficará mais seguro e feliz com sua escolha. Este é o maior objetivo da Jacy, que atua na região do ABC paulista: ajudar na satisfação dos clientes.

Função da incorporadora

A incorporadora é responsável por identificar as oportunidades. Ou seja, é a empresa empreendedora. A que articula o negócio imobiliário que envolve a questão e prevê a viabilidade do negócio.

A palavra “incorporação” vem da atividade de formalizar a certidão imobiliária do condomínio na matrícula-mãe. Isso ocorre no cartório encarregado pelo registro de imóveis. Normalmente a palavra “incorporadora" está presente no nome das empresas que prestam este tipo de serviço.

Além disso, a incorporadora também é encarregada de outras tarefas, como definir os fornecedores de todos os serviços necessários.

Fornecedores da incorporadora

Financiador

O financiador é quem empresta o dinheiro para a realização do empreendimento, como as instituições financeiras.

Construtora

A construtora é a encarregada pela execução da obra.

Consultorias de planejamento imobiliário

São os responsáveis pelas orientações para que o empreendedor possa realizar um bom negócio.

Escritórios de arquitetura e engenharia

Estes escritórios desenvolvem projetos, orçamentos, cronogramas e memoriais descritivos do empreendimento.

Consultorias especializadas

As consultorias especializadas são necessárias para obtenção de licença ambiental, instalação, manejo e supressão vegetal, como também aprovações em órgãos públicos, aprovações em órgãos de preservação do patrimônio cultural, entre outros.

Empresas de pesquisa de mercado e avaliação imobiliária

A função dessas empresas é determinar qual será o valor de mercado do que se pretende construir, assim como também estipular o valor geral de vendas do imóvel.

Agências de marketing, publicidade e propaganda

As agências são as responsáveis pela criação da identidade visual e comunicação do empreendimento, tendo como o principal objetivo atrair mais compradores.

Função da Construtora

A construtora é responsável pela execução da construção da obra do empreendimento. Além disso, ela certifica que tudo esteja de acordo com as especificações técnicas aliadas com o memorial descritivo, prazo contratual e normas vigentes.

A empresa construtora é encarregada da qualidade física da obra, garantindo prazos de realização dentro do cronograma acordado. Ela também deve atentar-se aos problemas físicos, tais como: instabilidade, trincas, rachaduras, infiltrações, material de má qualidade, entre outros.

A mesma também é incumbida pela segurança dos operários, fazendo com que eles usem os equipamentos de proteção individual, mais conhecidos como EPI.

Incorporadora e Construtora juntas

Existem casos nos quais uma empresa atua com as duas funções no mercado imobiliário. Normalmente são empresas de grande porte do setor da construção que costumam fazer essa junção, de incorporadora e construtora.