A perfeita logística de uma obra; confira dicas
As etapas de logística de uma obra precisam seguir os seguintes fundamentos: planejar, desenvolver, controlar e agir. Primeiramente, a integração entre todos os setores da obra deve ser o ponto de partida. Desta forma, fica muito mais fácil, ágil e econômico todo o trabalho.
Mas, o que é logística?
A logística faz parte do gerenciamento da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados.
Ela é, na verdade, a junção das informações relativas aos materiais utilizados em uma produção ou obra, desde o ponto de origem até o ponto de consumo. O propósito da logística, neste sentido, é o de atender às exigências dos clientes.
Divisão da logística
A logística é portanto dividida em dois tipos de atividades: as principais e as secundárias.
Principais
Transportar, administrar os estoques e processar os pedidos.
Secundárias
Armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, compras, programação de produtos e sistema de informação.
A perfeita logística de uma obra não tem atrasos ou problemas
A falta de planejamento logístico no local certamente se torna a principal origem de perda e baixa produtividade. Consequentemente, esse desperdício abala negativamente o processo da construção.
Todavia - e infelizmente, a culpa de tudo isso cai sobre os funcionários responsáveis pela obra. Porém, se o trabalhador não possuir um local bem organizado em relação à logística para exercer sua função de forma satisfatória, fica impossível gerar bons resultados.
Eliminando os desperdícios para aumentar a produtividade
Uma obra sem planejamento e sem infraestrutura pode gerar problemas como a perda de tempo e funcionários insatisfeitos, além do desperdício de materiais devido à falta de controle.
Por outro lado, se a construção dispor de um conjunto de metodologias, ferramentas, processos, atividades e ações, com certeza os desperdícios diminuirão e a produtividade será bem maior.
Dicas para aumentar a eficiência da obra
Comece identificando o espaço ideal para a construção do canteiro de obras. É importante, sobretudo, ter em mente que você terá de atender os itens requeridos pelas Normas Regulamentadoras.
Pensar também onde será feita a entrada e a saída dos caminhões, como também o descarregamento dos materiais é fundamental para uma boa logística.
Planeje as instalações de abastecimento de água e energia, atendendo as Normas 5626 e 5410.
NBR 5626
Define os requisitos para garantir bom desempenho nas redes, segurança sanitária e potabilidade de água, quando aplicável.
NBR 5410
Estabelece as condições mínimas necessárias para o perfeito funcionamento de uma instalação elétrica de baixa tensão garantindo assim a segurança das pessoas e animais e a preservação de bens.
Locais importantes dentro do canteiro de obra
Para garantir a organização e aumentar a produtividade na obra, é necessário dispor de espaços, como: tapume, casa de vigia, almoxarifado, sanitários, alojamento e refeitório, escritório, depósito de areia, depósito de britas, central de preparo de concreto, depósito de ferro, central de corte e dobra de ferro, depósito de madeira e carpintaria.
Layout
Depois de definidos os espaços, é preciso pensar no layout. O posicionamento correto é indispensável, já que o mesmo estrutura toda a logística, por isso acaba garantindo um ótimo ritmo de trabalho.
Organização e limpeza
Saúde e segurança também fazem parte de uma obra bem planejada. É preciso que todos tenham consciência da importância de manter o espaço sempre limpo, organizado e bem sinalizado.