Mas, quando surgiu a ideia da construção sustentável?

Conceitos da construção sustentável

 

Na busca por evitar os impactos ambientais provocados pela construção, surgiu o termo construção sustentável. Ou seja, podemos dizer que é uma maneira de construir casas e edifícios em conjunto com a natureza, sempre a respeitando. O intuito, aqui, é reduzir o máximo possível os resíduos e utilizar com eficiência os materiais e os bens naturais. Por exemplo: a energia e a água. Devemos ter em mente que, utilizar os recursos naturais de maneira consciente se torna indispensável para termos mais qualidade de vida e dessa forma garantir o mesmo para as gerações futuras.

Mas, quando surgiu a ideia da construção sustentável?

A ideia de construção sustentável deu início em 1970, após a crise do petróleo, amenizando a utilização de energia e procurando novas formas de usá-la. Sendo que, após o término da crise, o conceito evoluiu cada vez mais. A partir de 1990, o conceito de sustentabilidade ganhou mais força junto aos órgãos internacionais. A procura por alternativas sustentáveis na construção civil, com isso, acabou se intensificando.

Já que a construção sustentável é um dos nossos maiores objetivos ao construir nossos empreendimentos, pensamos em compartilhar algumas alternativas.

Tinta ecológica

A tinta ecológica é desenvolvida a partir de matérias-primas totalmente naturais, como: óleos ou corantes. Esses componentes são livres de qualquer material químico. Dessa forma, é possível evitar tanto danos a saúde, quanto a devastação da camada de ozônio.

Vidro inteligente

Considerado uma nova tecnologia, o vidro inteligente permite, por meio de um botão controlar a transparência e a passagem de iluminação, bem como a absorção de calor. Além disso, prevê uma redução de gastos com ventilação, iluminação e ar condicionado.

Gestão de resíduos

Podemos dizer que a gestão de resíduos nada mais é do que ter um cuidado maior com os entulhos que são produzidos durante as obras. Sendo assim, é necessário que todo canteiro de obras disponha de um espaço destinado aos resíduos, consequentemente o impacto na natureza será reduzido.

Água de reúso

Fazer a reutilização da água nas construções gera muitas vantagens. Exemplo disso é a redução de custos, bem como a preservação desse bem, tão essencial para as nossas vidas. Ter em mente que é possível investir em um sistema de captação de água da chuva é muito interessante, pois assim esse recurso hídrico pode ser utilizado para os fins não potáveis.

Aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma ótima alternativa, tanto para aquecer a água, como para economizar energia. Esse tipo de sistema utiliza o sol como fonte de calor para o aquecimento da água.

Containers

Os containers são considerados matérias-primas que podem ser utilizados para diversas finalidades, como por exemplo: piscinas sustentáveis, entre outros.

Lâmpadas de LED

O uso das lâmpadas de LED é essencial para a redução do consumo de energia elétrica. Consideradas ecologicamente corretas, essas lâmpadas não possuem metais pesados em sua composição.

Muito além de disseminar a influência positiva que a construção sustentável traz para a economia de nossas obras, o que automaticamente gera economia aos nossos clientes, a conscientização sobre o uso racional dos recursos naturais é fundamental para as nossas vidas.